Projetos com captação aberta

Arteiros

Projeto com captação via PROAC-ICMS

Projeto anual de fomento artístico-cultural, direcionado a acessibilidade. Aulas/oficinas de Arte e criatividade semanais ao público-alvo: surdos e pessoas com distúrbios da comunicação e aprendizagem (assistidos da ATEAL ou pessoas da cidade de Jundiaí e região).

ATMIMOS

Projeto com captação via PROAC-ICMS

Projeto de teatro performático de mímica e gestos universais com elenco de surdos. Aulas/ensaios semanais e apresentações no Complexo Fepasa – Sala Jundiaí. Acesso Gratuito.

nossos projetos realizados

ATMIMOS

Data da publicação: 07/12/2018
Pronac: 185325


Síntese do projeto:


Apresentação de artes cênicas realizada por surdos (assistidos e exassistidos da ATEAL) e equipe de atores, usando a temática de gestos universais/mímica. 

Um totalde 8 apresentações gratuitas na cidade de Jundiaí-SP e desenvolvimento e lançamento de um APP contendo a pesquisa de gestos universais, quis e a apresentação do grupo na integra.

ATEAL e seus 35 anos

Data da publicação: 03/01/2018

Pronac: 170277

Síntese do projeto:


Realização de exposição de artes – desenho e fotografia – sobre os 35 anos da Associação ATEAL. 

Por 5 meses haverá dentro da ATEAL, oficina de desenho e fotografia para os assistidos/pacientes com distúrbios da comunicação e audição. 

Haverá a produção de um catálogo sobre a exposição e seu tema (35 anos da Ateal). Acesso gratuito a exposição e oficinas, distribuição gratuita do catálogo. Local a definir na cidade de Jundiaí- SP.

ComuniHQando - ATEAL

Data da publicação: 21/05/2015
Pronac: 1410426
Síntese do projeto:


Exposição em história em quadrinhos, de dois artistas jundiaienses, com o tema das várias comunicações do cotidiano, juntamente com a produção das HQ´s produzidas pelos assistidos com deficiência auditiva da ATEAL, durante oficina ministrada por 6 meses na Associação. 

A exposição e oficina produzirão um fanzine a ser distribuído gratuitamente pelas Entidades da cidade e da região, além de escolas Municipais e Estaduais. Acesso gratuito (exposição e oficina) e exposição em local ainda em fase de definição. 

Projeto dedicado a população de Jundiaí-SP e região.

Mais que mil palavras - Projeto Campinas:

Data da publicação: 12/09/2017
Pronac: 1410419
Síntese do projeto:
Exposição – MAIS QUE MIL PALAVRAS – de Fotografia, com tema sobre a comunicação do
cotidiano. Oficina de fotografia (carga horária 24h) – dentro da ATEAL para deficientes
auditivos (D.A.)- para direcionar a produção das fotografias para a exposição. Produção de 500
exemplares do livro Mais que mil palavras- Dicionário Vivenciando LIBRAS- Projeto Campinas.
A exposição será realizada em Jundiaí-SP e Campinas-SP, em local fechado ainda em fase de
definição.

- I CORATEAL - OS PÁSSAROS QUE AQUI GORJEIAM...

Data da publicação: 06/01/2014
Pronac: 130572
Síntese do projeto:
O projeto propõem 3 oficinas que terão duração de 6 meses no total, sendo que seus
participantes terão além de uma forma de desenvolvimento e terapia, estarão se preparando
para o projeto principal de um espetáculo cênico-musical a ser montado. I CORATEAL – OS
PÁSSAROS QUE AQUI GORJEIAM… é um espetáculo que uni: poesia, música ( coral formado
por esses deficiente auditivos e distúrbios da comunicação ) e expressão corporal. Serão 3
apresentações gratuitas na cidade de Jundiaí- SP.

Mais que mil palavras

Data da publicação: 17/12/2013

Pronac: 130598

Síntese do projeto:

Exposição de Fotografia com o tema símbolos e gestos do cotidiano. Produção de 500

exemplares do livro Dicionário Vivenciando LIBRAS. A exposição servirá para traçar ao

observador um novo repensar a comunicação não verbal utilizada no dia-a-dia por todos nós e

o desenvolvimento e venda do livro DICIONÁRIO. Projeto dedicado ao público em geral de

Jundiaí e região. Local fechado da exposição ainda em fase de definição em Jundiaí-SP.

PROJETOS MINISTÉRIO DA SAUDE - PRONAS

Informatizando Conhecimentos

SIPAR: 25000.174.541/2013-27

Síntese do projeto:

Projeto que ofereceu aprendizado de informática à crianças e adolescentes com deficiência auditiva e/ou distúrbios da comunicação, considerando especificidades e contextualizando suas ferramentas e conteúdos nos diversos ambientes que frequentam, de forma a habilitá-los para uso do computador.

 

Acesso à assistência fonoaudiológica para pessoas com deficiência: mapeamento dos serviços de fonoaudiologia oferecidos pelo município de Jundiaí

SIPAR: 25000.158184/2014-31

Síntese do projeto:

Projeto que efetuou o mapeamento da oferta de serviços de fonoaudiologia especializados em prevenção, diagnóstico e/ou reabilitação/habilitação da pessoa com deficiência, oferecidos pelo município de Jundiaí, interior de SP.

Ampliação de concessão de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) a pessoas com deficiência auditiva que aguardam em lista de espera

SIPAR: 25000.026766/2018-82

Síntese do projeto:

Projeto visa entregar aparelhos auditivos de amplificação sonora à Munícipes que aguardam em fila de espera em Jundiai, interior de SP

Supermercado inclusivo

SIPAR: 25000.009474/2018-85

Síntese do projeto:

Projeto visa trabalhar questões do mercado de trabalho com adolescentes assistidos pela Entidade.

 

Ampliação de concessão de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) a pessoas com deficiência auditiva que aguardam em lista de espera no Município de Jundiai

SIPAR: 25000.018803/2019-60

Síntese do projeto:

Projeto visa entregar aparelhos auditivos de amplificação sonora à Munícipes de Jundiai- SP, que aguardam em fila de espera em Jundiai, interior de SP

PROJETOS VIA CONSELHO MUNICIPAL

CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social)

Projeto Preparando Para o Mundo – Convênio 013/14

Projeto que atua em duas frentes: em uma as crianças com deficiência auditiva, trabalham em grupo habilidades e competências para a vida. Em outra frente, as mães e responsáveis dessas crianças aprendem artesanato e outras habilidades, além de participarem em roda de conversa para compartilhar as angustias e experiências.

 

Projeto Arteiros – Termo de Fomento nº 04/2018

 

 

Oficina de desenho/criatividade – Projeto direcionado às crianças e adolescentes, atendidos pela ATEAL. Proposta de complementar as oficinas será de alguns passeios culturais em família (museus, teatros, etc.), de uma exposição ao final do projeto, e o lançamento do Guia de Acessibilidade Cultural de Jundiaí. O projeto pretende ainda desenvolver o lado artístico/cultural e criativo dos atendidos com Deficiência Auditiva e Distúrbios da Comunicação, gerando um grande facilitador para a autoestima e

 

 

 

 

 

 

autoconfiança, o desenvolvimento do poder de observação, hábito de produzir e consumir cultura, e o senso de criticidade.

 

CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente)

 

Projeto Fila Assistida – Convênio 10/2016

Projeto que diminui a fila de espera do      setor de distúrbios da comunicação, capacitando pais e responsáveis para atuar como co-terapeutas de seus filhos.

PARTICIPAÇÃO EM ENCONTROS INTERNACIONAIS:

2009 – Organização em parceira com UNICAMP: I Encontro LatinHear

2014 – Participação no 1º SIGEF (Fórum de Inovação e Ética Global) – Suíça. O Fórum de Inovação e Ética Global, SIGEF, reúne um público diversificado e universal de Organizações internacionais (ONGs, fundações e associações) e Personalidades que promovem e apoiam o bem social, a solidariedade, as tecnologias construtivas e a ética em todos os campos e disciplinas. O SIGEF 2014 é a plataforma ideal para repensar o futuro, identificar os desafios do mundo moderno e responder traçando novas rotas para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. O SIGEF 2014 foi realizado em Genebra, na Suíça.

Link para reportagem no blog Horyou: https://blog.horyou.com/ateal-referencia-na-estimulacao-auditiva-e-linguagem/

A presença da sociedade civil como forma alternativa de participação e representação nas políticas públicas, em busca das soluções sociais, revigora a democracia.

Ajude a manter nossos projetos realize uma doação para a ATEAL

40 anos de História

Fundada na cidade de Jundiaí, em 1982, pela fonoaudióloga Mariza Cavenaghi Argentino Pomilio, por pais de pacientes, e por colaboradores, a ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos, que conta com a atuação de uma diretoria voluntária.

É credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento na Rede de Saúde Auditiva, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimentos a pacientes de Jundiaí e mais 18 municípios da região, abrangendo uma população de 1.700.000 pessoas.

Realiza exames em maternidades para detecção precoce da deficiência auditiva em bebês (teste da orelhinha), possui um Centro Audiológico para realização de exames da audição, para a indicação e adaptação de aparelho auditivo, e participa de programas de saúde ocupacional em empresas para o diagnóstico e conservação da audição.

Atua com equipe especializada para o diagnóstico, encaminhamento, acompanhamento, ativação e reabilitação de deficientes auditivos elegíveis ao IMPLANTE COCLEAR.

Terapeuticamente, desenvolve programas de habilitação e reabilitação, terapias individuais e em grupo, nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, assistência social e terapia ocupacional.

Desenvolve projetos sociais financiados por empresas via incentivo fiscal, que são fundamentais para o desenvolvimento e inclusão de crianças e adolescentes. Oferece cursos em libras, serviços de interpretação e assessoria nas áreas de atuação e gestão do terceiro setor.

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação gratuita e permanente, para uma inclusão familiar, social, educacional e profissional.

Faça-nos uma visita!

a-ateal.jpg

Nos preocupamos com o futuro

Comemoramos 40 anos, mas estamos preparados para os próximos 40, saiba mais sobre a nossa LGPD, ODS e todas as ações da ATEAL para os próximos anos.

A Sua doação é o que mantém a ATEAL

Nossos apoiadores transformam vidas. Eles ajudam famílias a adquirir tecnologia auditiva, assistência financeira e educacional, e dar-lhes acesso a recursos de que precisam para ter sucesso. São eles que fortalecem a capacidade da nossa instituição para crianças surdas e com deficiência auditiva a aprender a ouvir e falar.

Nossos queridos doadores causam um enorme impacto. Somos e sempre seremos ernamente gratos. 

Obrigado por dar às famílias o dom do som. Você gostaria de ajudar as crianças a ouvir e falar?