ONGs fazem campanhas para tentar aumentar verba em tempos de crise
Com o orçamento apertado, famílias estão deixando de fazer doações.
Saiba como doar para várias instituições da região de Jundiaí (SP).
As entidades assistenciais de Jundiaí (SP) estão sentindo os efeitos da crise econômica. Com o orçamento apertado, as famílias estão deixando de fazer doações e, para tentar reverter o quadro, a saída está sendo diminuir gastos e investir em campanhas para manter o trabalho para a comunidade.
A ONG Turma do Abrigo, por exemplo, que resgata animais abandonados ou atropelados, relata que as doações de ração e medicamentos caíram cerca de 80% nos últimos meses. O local funciona em uma chácara alugada no bairro do Poste.
No Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) o quadro é semelhante. A queda sentida na entidade foi de 40% nas doações pelo telemarketing. Quem continua contribuindo também está segurando o bolso: os valores foram reduzidos em 50%.
A situação é tão grave que diversas pessoas que colaboraram com R$ 50 por mês tiveram o cheque devolvido por falta de fundos. As doações de empresas também caíram cerca de 70%.
Para dar conta de atender as 450 crianças e adolescentes, todos os setores tiveram cortes, que afetaram até o cafezinho servido na ONG.
Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL), entidade que cuida de pessoas com problemas auditivos e atende 3 mil pacientes de 19 cidades na região de Jundiaí, também sente a crise financeira. As doações, que representam 40% da arrecadação, caíram pela metade e os custos operacionais estão sendo reduzidos.
Como doar
Interessados em doar para a ATEAL, localizada na Avenida Antônio Frederico Ozana, 6.561, deve entrar em contato pelo e-mail colabore@ateal.org.br ou por telefone (11) 4523-4113. Já a ONG Turma do Abrigo fica na Avenida Henrich Artkamp, 310. Outras informações pelo telefone (11) 97467-5708.
Já o Grendacc em Jundiaí fica na Rua Olívio Boa, 99, no Parque da Represa. Mais detalhes podem ser conferidos no telefone (11) 4815-8440 ou no site da instituição. Além disso, algumas unidades também recebem doações através da Nota Fiscal Paulista.