Lins e Jundiaí são os vencedores do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2015
Na tarde desta quinta-feira, 03 de dezembro, Dia Internacionnal das Pessoas com Deficiência, aconteceu na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a festa de entrega do 5º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2015. Alegria, animação, gente colorida e motivada marcaram a cerimônia, que premiou 10 finalistas e entregou troféus a dois vencedores: Lins e Jundiaí.
Estiveram presentes aSECRETÁRIA de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; o Secretário Adjunto da Secretaria, Cid Torquato; o Chefe de Gabinete também da Pasta, Antonio Denardi; os prefeitos dos municípios de Lins e Jundiaí, Edgar de Souza e Pedro Bigardi, respectivamente; a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas, Emmanuelle Alkmin; a coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Marinalva Cruz, e os representantes das cidades que inscreveram suas ações.
A Secretária Dra. Linamara destacou a relevância das ações inscritas, a importância das ações para as pessoas com deficiência e a necessidade de se premiar as ações que vem trazendo mudança para a vida das pessoas com deficiência.
“O prêmio este ano nos surpreendeu pela maravilha e riqueza de propostas apresentadas e projetos consistentes, com metodologia e resultados. Isto é certamente um produto e uma mudança na forma de entender cada uma das pessoas dentro do nosso estado e dentro do nosso país”, ressaltou Dra. Linamara.
A Secretária afirmou, ainda, que “é pela inovação, pelo novo olhar de respeito à diversidade que nós construímos uma sociedade verdadeiramente justa”.
O Prêmio acontece há cinco anos e visa identificar e reconhecer publicamente as melhores ações inclusivas para pessoas com deficiência, no âmbito do Estado e dos municípios, realizadas pelos gestores públicos e pelas organizações sem fins lucrativos, da sociedade civil.
Este ano foram 100 ações inscritas válidas, sendo 43 governamentais e 57 não governamentais. Entre essas, dez foram finalistas e receberam placa de Menção Honrosa das mãos das autoridades presentes.
A ação vencedora na categoria governamental foi “Programa de Tecnologia Assistiva e Inclusão Digital na Rede Municipal de Educação de Lins”, do Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado “Profª Elizabeth Guedes Chinai”, do município de Lins. Na categoria não-governamental ganhou a ação “Libras pela Inclusão do Surdo”, da Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva da Linguagem do município de Jundiaí.
Além das ações, todos os anos a Secretaria homenageia uma figura que tenha relevância para a área da pessoa com deficiência, o homenageado deste ano foi o médico Dr. Drauzio Varella, por sua série no programa dominical da Rede Globo, Fantástico, “Qual é a Diferença?”, que trata das questões ligadas à síndrome de Down.
“Fomos surpreendidos, este ano, de uma maneira gratificante com uma série em que foi apresentada a vida independente das pessoas com síndrome de Down, em exercício de cidadania de maneira cinematográfica de uma forma plástica, artística, em que cada uma das cenas nos remete a uma nova visão, a um novo momento de como a nossa sociedade amadureceu”.
Confira as ações finalistas de 2015:
1. PEAMA – Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas, da Prefeitura Municipal de Jundiaí;
2. PEI – Programa de Educação Inclusiva, da Prefeitura Municipal de Osasco – Secretaria de Educação;
3. Programa Equoterapia – Desenvolvendo a Vida, da Prefeitura de Itanhaém;
4. Programa de Tecnologia Assistiva e Inclusão Digital na Rede Municipal de Educação de Lins, do Núcleo de Apoio Integrado ao Sistema Educacional Especializado “Profª. Elizabeth Guedes Chinai”;
5. Projeto Sociopedagógico: Literatura Surda, do CEPROSOM – Centro Educacional “João Fischer Sobrinho” – Área Auditiva;
6. Empregabilidade por Meio de Atividades Laborais, do Tradef Trabalho de Apoio ao Deficiente;
7. Libras pela Inclusão do Surdo, da Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem – ATEAL;
8. Projeto Movimento, da APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e Comunidade;
9. a Rede de Leitura Inclusiva, da Fundação Dorina Nowill para Cegos;
10. Reunindo Saberes daUNIVERSIDADE – Pessoa com Deficiência, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
AÇÕES VENCEDORAS
CATEGORIA: GOVERNAMENTAL
Programa de Tecnologia Assistiva e Inclusão Digital na Rede Municipal de Educação de Lins – Núcleo de Apoio Integrado ao Atendimento Educacional Especializado “Profª Elizabeth Guedes Chinai” – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE LINS
O Núcleo tem como objetivo principal aprimorar e garantir o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais, matriculados no município oferecendo atendimento educacional especializado nas áreas de pedagogia, música, educação física, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia, bem como o oferecimento de suporte e apoio às unidades escolares no processo de inclusão escolar e orientação às famílias.
CATEGORIA: NÃO GOVERNAMENTAL
Libras pela Inclusão do Surdo – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva da Linguagem – ATEAL
A ação tem como objetivo colaborar para a inclusão de crianças com deficiência auditiva no ambiente escolar como subsídio facilitador para o desenvolvimento das competências e conteúdos acadêmicos e capacitar o educador como protagonista multiplicador e facilitador das atividades acadêmicas.