Siga Jundiaí – Mulheres de sucesso na cidade!

Em comemoração ao dia internacional da mulher nesse 8 de março, a revista Siga Jundiaí, vai publicar uma matéria especial destacando as profissionais de sucesso, pela competência,  profissionalismo  e também em obras assistenciais na cidade. O mês todos estaremos publicando novas matérias com essas mulheres especiais, não percam!

MARIZA CAVENAGHI ARGENTINO POMILIO

Superintendente da ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva  e Linguagem.

Em 1974, quando as  famílias de deficientes auditivos começaram a procurar pela primeira Fonoaudiologa da cidade de Jundiaí, tinham como esperança a reconstrução da audição para obterem a comunicação oral de seus filhos. Como observadora atenta, esta fonoaudióloga,  reconhecia um mundo desencontrado/desconectado entre teorias e práticas, onde a idealização familiar dificilmente se materializaria. Para fazer mudanças, propus-me a encontrar teorias que na prática pudessem fundamentar os potenciais dos deficientes auditivos de forma a balizá-los frente a suas famílias e no enfrentamento da realidade social, tão desumana, nessa época. 

Assim, a ATEAL começa a ser idealizada estatutariamente em 1982, como organização gerenciada por pais, fundamentada pelo princípio de respeito à competência de cada pessoa, valorizando a capacidade de crescimento para o enfrentamento às adversidades familiares, sociais, educacionais e profissionais. Comprometida com o acompanhamento técnico da ciências,  estudos e pesquisas que acelerem a prevenção, detecção, diagnóstico e avanços tecnológicos, tendo como compromisso público de defesa, promoção e valorização dos direitos pela vida.

Hoje, a  ATEAL oferece serviço especializado para pessoas com deficiência auditiva e distúrbios da comunicação e suas famílias, para Jundiaí e 18 municípios da região, atendendo ao conveniada SUS, seguros de saúde, empresas e atendimento particular. Possui uma equipe de 92 profissionais, altamente qualificados, para atender a um  público que apresenta deficiência auditiva e de comunicação, com limitações agravadas por violações de direitos.

A ação da equipe é pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e no desenvolvimento de sua autonomia. As ações  são de caráter planejado, continuado, permanente e transparente.

Realiza exames em maternidades para detecção precoce da deficiência auditiva em bebês (teste da orelhinha), possui um Centro Audiológico para realização de exames da audição, para a indicação e adaptação de aparelho auditivo, e participa de programas de saúde ocupacional em empresas para o diagnóstico e conservação da audição.

Terapeuticamente, desenvolve programas de habilitação e reabilitação, terapias individuais e em grupo, nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, assistência social e terapia ocupacional.

Desenvolve projetos sociais financiados por empresas via incentivo fiscal. Oferece cursos em libras, serviços de interpretação e assessoria nas áreas de atuação. Faz assessoria em empresas para adaptação da comunicação em LIBRAS – Lingua Brasileira de Sinais, em gestão do terceiro setor e atua na execução de audiometria ocupacional.

A ATEAL é referência no atendimento para a deficiência auditiva e distúrbios da comunicação.

Quem quiser ajudar a entidade é bem simples, basta fotografar cupom fiscal e enviar para whatsapp da Ateal

anotem número: 11 99653 3769

 

Para ler a matéria no site Siga Jundiaí, clique aqui!