Visa a detecção de perdas auditivas e o diagnóstico etiológico das mesmas, por meio de exames audiológicos. Após o diagnóstico é realizado o encaminhamento para reabilitação específica e demais procedimentos, na busca por cooperar no desenvolvimento da autonomia do indivíduo.
É uma ação preventiva e de sensibilização. A triagem é realizada através do rastreamento auditivo nas maternidades, na busca por promover a detecção precoce de perdas auditivas e visando o diagnóstico /encaminhamento para a reabilitação auditiva, decisivos para o futuro do bebê.
Consiste em triar a competência auditiva de crianças em período de alfabetização, objetivando assim a inclusão, a promoção da autonomia dos atendidos no ambiente escolar.
Abrange a elaboração e execução do Programa de Conservação Auditiva do Trabalhador, onde são realizadas as audiometrias ocupacionais em trabalhadores de empresas parceiras. Para além dos exames, orientações são realizadas quanto à prevenção e o agravamento da perda auditiva induzida por ruído ocupacional. As ações incluem a realização de audiometrias ocupacionais in loco nas empresas conveniadas e/ou na sede da ATEAL, orientando quanto à exposição ao ruído ambiental.
Consulta com o médico especialista da audição.
A pessoa atendida testa os modelos de aparelhos auditivos disponíveis e opta pelo que melhor atende às suas necessidades. No teste é selecionado o tipo do aparelho e tecnologia adequada para cada caso. Feitas as regulagens e ajustes das próteses auditivas, avaliação do desempenho por meio de testes objetivos e comportamentais, orientação e aconselhamento do paciente durante o processo de adaptação.
Terapia fonoaudiológica que tem como objetivo melhorar e/ou restaurar o distúrbio do equilíbrio.
Terapia fonoaudiológica realizada em cabina acústica para reabilitar habilidades auditivas prejudicadas.
Objetiva o desenvolvimento de habilidades auditivas e de linguagem oral, escrita e gestual em crianças, adolescentes e adultos ouvintes com distúrbios da comunicação e/ou com deficiência auditiva.
Atendimentos realizados através de orientações aos atendidos e suas famílias, com foco no desenvolvimento da autonomia e enfrentamento das barreiras apresentadas no processo terapêutico. Além de avaliação cognitiva para melhor caracterização da demanda através de discussão prévia dos casos.
Estimulação das áreas de: raciocínio lógico, simbólico, visual e habilidades de leitura/escrita, visando a inclusão social e melhor desempenho no ambiente escolar.
Atendimentos realizados com foco no trabalho de estimulação de habilidades funcionais nos aspectos físicos e motor.
Grupos de estimulação e aquisição da Língua Brasileira de Sinais junto às famílias para crianças e/ou adultos com deficiência auditiva profunda, sem benefício com os aparelhos de amplificação sonora ou implante coclear.
Atendimento pedagógico de crianças e/ou adultos deficientes auditivos profundos fluentes na Língua de Sinais e que necessitam de suporte para aquisição do português escrito.
Consiste em triar a competência linguística de crianças em período de alfabetização, objetivando assim a inclusão, a promoção da autonomia dos atendidos no ambiente escolar.
Avaliação médica neuropediátrica para realização de diagnóstico, planejamento de ações terapêuticas e encaminhamento para estimulação, objetivando assim a prevenção/diminuição das demandas inerentes à situação apresentada, além de discussões de caso em equipe.
São realizadas orientações em grupo aos pais e familiares dos atendidos, com o objetivo de empoderar os familiares para a formação da comunicação de seus filhos, inserção social e educacional.
São realizadas orientações aos pais e/ou responsáveis dos atendidos com o objetivo de diminuir as queixas e favorecer a evolução do caso.
Serviço de intérpretes de Libras em eventos, palestras, SIPAT, tribunais, consultas médicas, vídeos com janela de LIBRAS, etc.
Oferecidos cursos de LIBRAS para a comunidade, curso de libras para áreas técnicas específicas e in company.
Engloba as seguintes avaliações: otorrinolaringológica, audiológicas, seleção de AASI, fonoaudióloga e psicológica para indicação de implante coclear ou prótese auditiva ancorada no osso.
Visa orientação ao paciente e familiares sobre as expectativas com relação ao implante e abordagens terapêuticas a serem adotadas. Na terapia é realizado um trabalho de estimulação de linguagem e estratégias facilitadoras de comunicação.
Engloba a realização do potencial evocado eletricamente no sistema auditivo, verificando o funcionamento dos eletrodos.
Após a cirurgia é realizado o acompanhamento otorrinolaringológico, fonoaudiológico e psicológico dos pacientes e familiares. Envolve as etapas de ativação e mapeamento/programação dos implantes.
Serviço de apoio técnico e jurídico aos usuários de implante coclear que necessitam de manutenção e/ou upgrade de processador de fala junto aos planos de saúde ou defensoria pública.
Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6561 Jundiaí – SP
Contato: (11) 4523-4110
At. Particular: (11) 4523-4111
Horário de funcionamento de segunda a sexta das 7h às 18h
Fundada na cidade de Jundiaí, em 1982, pela fonoaudióloga Mariza Cavenaghi Argentino Pomilio, por pais de pacientes, e por colaboradores, a ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos, que conta com a atuação de uma diretoria voluntária.
Copyright 2022 Ateal. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Everest – Agência Everest
Você já é paciente? Fale conosco por aqui!