Conheço o Mauricio desde os anos 1970 quando sua genialidade criava comerciais para a Cica. Durante anos, convivi com sua incrível capacidade de dar vida às personagens. Alguns comerciais marcaram a sua sensibilidade de fazer papel e celulose ganhar vida e despertar reações. Os comerciais do Jotalhão provocavam emoções além do aspecto comercial do produto.
Os três (Jotalhão, Monica e o Mauricio) se confundiam numa teia maravilhosa de emoções e permitiam que aqueles comerciais de TV se transformassem em brisa de entretenimento e um descanso para os telespectadores.
São memoráveis os comerciais em que o Jotalhão selecionava os tomates para a elaboração do extrato de tomate Elefante. Enorme, também, foi o sucesso do lançamento da maionese Cica, em que a Monica bailava ao som do “Money, Money”, de Liza Minelli.
A Cica era uma escola de marketing e o Mauricio, o gênio criador de sucessos.
Na última quinta feira, a convite dele, nos encontramos para um café de recordações.
Recordamos a dificuldade que nós, do Marketing da Cica, tivemos em convencer o sr. Rodolfo Bonfiglioli a substituir, na embalagem do extrato, o desenho do Elephant, que seu pai (Comendador Alberto), havia desenhado. O sr. Rodolfo acabou concordando depois de um teste de mercado, que o Jotalhão deveria ir para a embalagem.
Fomos juntos com a Mariza e a Amanda da Ateal conversar com ele, sobre o seu personagem Humberto, um deficiente auditivo que compõe a galeria de astros da infindável coleção de seus filhos-personagens.
A ideia aceita por ele é transformar o Humberto no embaixador da causa da surdez.
A Maurício de Sousa Produções já executa um programa de apoio às pessoas com deficiência visual, através da Dorinha, personagem baseada em Dorina Nowill, emérita lutadora da causa da cegueira.
Dorina Nowill representa para os cegos o mesmo que a Mariza Pomílio significa para quem tem deficiência auditiva.
Com seu genial olhar de criança criativa e seu senso empreendedor, Mauricio se dispôs a orientar seus roteiristas a incluírem mais cenas utilizando a linguagem de Libras. Se dispôs mais ainda: irá colaborar em campanhas que previnam a surdez.
Um quinta-feira gloriosa para quem conviveu anos com uma figura de destaque mundial, ainda mais pela felicidade da perspectiva de agora, a Ateal poder desenvolver, em âmbito nacional,a luta pela causa da surdez. Obrigado ao amigo Mauricio de Souza – brasileiro com toda a honra.
ÁLVARO ZOMIGNANI é economista, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), consultor de empresas e diretor da Academia BemStar.
Fonte: Jornal de Jundiaí