Lei Rouanet
A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) é a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura.
Como funciona?
Abatimento de 100% do valor incentivado até os seguintes limites:
- Pessoas físicas: incentivo de até 6% do imposto de renda devido.
- Pessoas jurídicas: incentivo de até 4% do imposto de renda devido.
O ressarcimento do patrocínio feito virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatendo do valor do IR a pagar.
ATEAL e seus 35 anos – em aprovação
Este projeto promoverá um livro para contar a história de 35 anos da ATEAL, feito pelos atendidos, com fotografias e desenhos.
Para conhecer mais e patrocinar, entre em contato conosco: projetos@ateal.org.br
1º Corateal – Os pássaros que aqui gorjeiam (Pronac 130572) – CONCLUÍDO
Com o tema “Os pássaros que aqui gorjeiam”, o 1º Corateal foi um musical realizado em 2014, pelo coral da ATEAL, que conta com crianças com deficiência auditiva e com distúrbios de comunicação.
Por meio deste musical, as crianças puderam, pela primeira vez, atuar, cantar e dançar, num palco teatral, utilizando maquiagem, figurino e cenografia.
Mais que Mil Palavras (Pronac 130598) – CONCLUÍDO
Uma exposição fotográfica com símbolos do cotidiano, traçando ao observador um olhar sobre o não verbal e o lançamento do primeiro dicionário de libras ilustrado da região de Jundiaí, o Vivenciando Libras.
O dicionário de libras conta com mais de mil símbolos sobre a cidade de Jundiaí, nomes de empresas, pontos de ônibus, hospitais, além das palavras que são associadas ao cotidiano.
ComuniHQando (Pronac 1410426) – CONCLUÍDO
O Projeto ComuniHQando trabalhará histórias em quadrinhos com adolescentes surdos. Ele terão a oportunidade de retratar, através das histórias, a realidade em que vivem.
Por meio das histórias em quadrinhos serão mostradas questões vivenciadas por eles, afinal a imagem é uma comunicação universal e não precisa da fala para expor o que ela quer dizer. Dessa maneira a comunicação será clara. As histórias falarão por si mesmas.
Sendo a Lei Rouanet uma lei de incentivo à cultura, o projeto contará com uma exposição das histórias em quadrinhos produzidas pelos envolvidos e interativa ao seu expectador, além da produção de um fanzine, que será distribuído em todas as escolas municipais.
Mais que Mil Palavras Campinas – CONCLUÍDO
O projeto Mais que Mil Palavras, aprovado pela Lei Rouanet, foi criado em 2012, e trata de fomentar a cultura através do tema inclusão social e símbolos, com um novo olhar interpretativo para nosso dia-a-dia e para a questão da semiótica visual, por meio de uma exposição de fotografias mostrando ícones, símbolos e gestos do nosso dia-a-dia, que tem diferentes sentidos para o surdo. Além dessa exposição, o projeto produziu o primeiro dicionário de Libras regional, de Jundiaí, o Dicionário Vivenciando Libras, um dicionário de libras totalmente ilustrado, com sinais relacionados a temas da cidade de Jundiaí.