JundiAqui – Apae, Ateal e Grendacc em campanhas este mês

Cada um abraça uma cor diferente, mas a proposta é a mesma: chamar a atenção para as diferentes lutas

Setembro é um mês especial para algumas entidades de Jundiaí. Confira:

A Apae celebra o “Setembro Verde”, que tem como objetivo tornar o mês referência na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. É por isso que se vê os funcionários utilizando fitinhas verdes em seus uniformes e dentro da instituição banners que divulgam a campanha. E nesta quinta-feira (8), a Apae Jundiaí comemora aniversário de 59 anos, com um jantar. Ainda há convite à venda, por R$ 55,00. Informações: (11) 4588-2900.

A Ateal homenageia a comunidade surda com a campanha “Setembro Azul”, neste sábado (10), das 9h às 12h. A ação vai contar com oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresentação sobre a rotina dos alunos com deficiência auditiva, jogos e filmes em Libras, além de cadastro de currículos de pessoas com deficiência. A associação fica na avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.561. A atividade tem apoio da Secretaria de Educação e Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Já o Grendacc vai de “Setembro Dourado”, que tem como meta é informar as pessoas sobre os sintomas do câncer infantojuvenil, lembrando sempre que o diagnóstico precoce é a nossa melhor arma. O Grupo em Defesa da Criança com Câncer também abriu inscrições para novos voluntários da instituição – até 14 de outubro (conforme capacidade de atendimento) os interessados poderão procurar o setor de Voluntariado e iniciar o processo de adesão, isso depois de ligar para (11) 4815-8440, ramal 8449, com Camila.

Sem contar a campanha que há em Jundiaí para marcar o chamado“Setembro Amarelo”, para promoção da vida e prevenção ao suicídio, com coordenação da psiquiatra Maria Cristina de Stefano. Ela lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que por ano mais de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo. É mais gente do que todos os mortos em guerras, vítimas de homicídios e desastres naturais. A médica perdeu o filho Felipe aos 34 anos em 2012, e desde então promove a precaução do autoextermínio por meio de palestras para especialistas da área de saúde, estudantes universitários e membros de entidades e instituições.  Para saber mais, acesse o www.naopodemosnoscalar.com.br ou página no Facebook ‘Suicídio: a epidemia calada’.

Mais – Nesta sexta-feira (9), a Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí realiza o cadastro do SMS de Emergência, para que pessoas com deficiência auditiva possam acionar os serviços do 190 (Polícia Militar) e 193 (Bombeiros) por meio de mensagem de texto pelo celular. A ação ocorre na rua São Jorge, 28, Centro.

Via JundiAqui