Escrito por Shari Eberts
É difícil explicar para os outros como é ter perda auditiva – a falta de clareza na fala, a sensibilidade com barulhos muito altos, e a exaustão que vem com rajadas de comunicação. É uma deficiência invisível, então frequentemente é mal compreendida, minimizada ou mesmo ignorada – às vezes até por aqueles mais próximos de você. Mas isso pode ter um impacto enorme na sua vida, e nas vidas daqueles que te amam.
Aqui estão cinco coisas que eu gostaria que as pessoas entendessem sobre perda auditiva. Por favor, acrescentem os seus pensamentos nos comentários.
- Perda auditiva é exaustiva. Quando você tem perda auditiva, a audição dá trabalho. É difícil para as pessoas com audição normal entenderem, já que escutar é tão automático para eles. A melhor maneira que conheço de explicar isso, é como um jogo da Roda da Fortuna. Algumas das letras estão preenchidas, outras estão em branco. O participante (ou o ouvinte, neste caso) está tentando fazer sentido dos sons variados e incompletos que ele está ouvindo, e transformar estes sons em uma palavra ou frase que faz sentido no contexto da conversa. Não é fácil, especialmente porque a conversa não pausa enquanto você está fazendo este processamento extra.
- Eu não sou burra ou grosseira. Eu talvez possa responder inadequadamente as perguntas, ou perder o ponto da conversa de vez em quando, mas não sou burra. Eu apenas ouvi mal o que você disse. E se eu não responder o seu cumprimento, ou um “com licença” na loja, não é porque estou te ignorando. Eu apenas não ouvi.
- Aparelhos auditivos não funcionam como óculos. Óculos transformam imagens embaçadas em algo nítido e claro, restaurando a sua visão. Com aparelhos auditivos, esse não é o caso. Aparelhos auditivos amplificam os sons, mas apenas os fazem mais altos, não necessariamente mais nítidos ou claros. Aparelhos auditivos também não diferenciam os sons que estão no fundo, como o barulho da geladeira, e o barulho do ar condicionado, que são amplificados juntos com os sons mais importantes da conversa. Isso pode realmente fazer ouvir ser mais difícil em certas situações!
- . Eu não preciso que você fale por mim. Eu não sou uma criança ou uma inválida. Se alguém me perguntar algo e eu não ouvir, por favor, repita para que eu possa responder. Fazer o contrário é insultante e humilhante.
- Alguns truques que podem ajudar muito. Enquanto estiver falando, fique de frente para mim, e mantenha os seus lábios visíveis. Não tente falar comigo de outro cômodo, e tenha certeza de que estou prestando atenção antes de falar. Eu quero ouvir você e estou fazendo o meu melhor. Seguir estas regras vai me mostrar que você também está.
Leitores, o que vocês gostariam que as pessoas soubessem sobre a perda auditiva?
Traduzido e adaptado: Living with hearing loss