campinas.com.br – MIS Campinas recebe lançamento do projeto “Mais que Mil Palavras”

Ação reúne exposição fotográfica com trabalhos de crianças e adolescentes com deficiência auditiva atendidos por entidade de Jundiaí, além de um dicionário de Libras

O projeto “Mais que Mil Palavras”, da Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal), de Jundiaí, foi lançado em Campinas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no sábado (11). A ação consiste em exposição fotográfica, realizada por crianças e adolescentes com deficiência auditiva, e em dicionário de Libras ilustrado. O público poderá visitar os trabalhos até 9 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A mostra, com curadoria de Giovanna Cardin, reúne 170 imagens, divididas entre paisagens, grafismos e perspectivas. É resultado das oficinas de fotografia ministradas pelas fotógrafas Juliana Bueno e Renata Magrin com 11 pacientes da entidade.

O dicionário ilustrado “Vivenciando Libras”, de Amanda Ballarin Dias, conta com símbolos do cotidiano, figuras de linguagem e expressões idiomáticas em Libras, relacionadas à cidade de Campinas. A autora já lançou o dicionário com foco no município de Jundiaí.

O projeto “Mais que Mil Palavras” foi aprovado pela Lei Rouanet – Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

Sobre a Ateal

Fundada em Jundiaí, em 1982, a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos. É credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento na Rede de Saúde Auditiva, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimentos a pacientes de Jundiaí e mais 18 municípios da região.

A associação realiza exames em maternidades para detecção precoce da deficiência auditiva em bebês (teste da orelhinha). Possui um Centro Audiológico para realização de exames da audição, para a indicação e adaptação de aparelho auditivo, e participa de programas de saúde ocupacional em empresas para o diagnóstico e conservação da audição.

A Ateal desenvolve programas de habilitação e reabilitação em diversas áreas, projetos sociais e de pesquisa financiados por empresas via incentivo fiscal, e oferece cursos em Libras, serviços de interpretação e assessoria nas áreas de atuação e gestão do terceiro setor.

Serviço:

Projeto “Mais que Mil Palavras” – Exposição fotográfica e lançamento do dicionário “Vivenciando Libras”
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas. (19) 3733-8800
Data: de 11 de fevereiro a 9 de março
Horário: lançamento, às 16h30; visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Entrada: gratuita

 

Clique aqui para ler a matéria no portal campinas.com.br