Acompanhe as apresentações do ATmimos, garanta agora mesmo o seu ingresso clicando no link abaixo.
Complexo Fepasa Sala Jundiaí
ATEAL Jundiaí
Projeto de mímica realizado pela lei de incentivo à cultura, pela proponente ATEAL, denominado ATmimos.
O Projeto que fomenta a arte e cultura em um espetáculo performático em esquetes de mímicas, trazendo à tona o tema sobre a comunicação não verbal do cotidiano, e os gestos como comunicação universal.
Mímica é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de expressar os pensamentos e/ou os sentimentos por meio movimentos, expressões e gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio. Um mímico é alguém que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem a necessidade do uso da fala. O ator imitador (mimos, em grego, mimus em latim) representa imitando os gestos, comportamentos típicos ou formas de linguagem previamente conhecidas do público. Para tanto, se nomeou o projeto como ATmimos ( mímicos da ATEAL ).
A importância desse projeto se insere na proposta de inclusão e inserção de gestos como comunicação universal, a possibilidade de se expressar e expor ao público ouvinte através da arte, uma nova forma de comunicação, que não seja a verbal e auditiva e nem o conhecimento prévio da LIBRAS, por isso se fez necessário uma pesquisa sobre gestos universais para uma comunicação ativa de fácil entendimento. ; além é claro, da linguagem corporal que faz parte de todo o contexto “comunicação”.
A Covid-19 serviu de fio condutor para um amplo processo de mudança nas relações sociais e culturais. A pandemia exigiu protocolos responsáveis, novos hábitos e provocou o distanciamento, não foi fácil resistir. Mas, o compromisso cultural desse projeto nos chamou para a ação, reinventamos novas formas de conexão com a sociedade.
Além da proposta central de preparação da apresentação performática do ATmimos, será lançado um aplicativo, o App Atmimos, do qual conterá todas as informações do projeto/apresentações, da ATEAL, informações sobre os gestos universais, entre outras informações e conhecimentos. Essa proposta tecnológica trará uma abrangência muito maior de público, pois o alcance da tecnologia nos permite a quebra de barreiras físicas
Serão realizadas apresentações presenciais no Complexo Fepasa – Sala Jundiaí e na própria ATEAL ( espaço externo ) entre novembro e dezembro de 2021.
Respeitando os protocolos sanitários da Covid-19 ( plano São Paulo ), haverá grupos restritos e com limitações de público, através de agendamentos prévios.
As apresentações tem como público-alvo escolas municipais e particulares de Jundiaí, sendo uma apresentação aberta ao público em geral, todas gratuitamente. Para maior abrangência de público, haverá gravações e fotos que ficarão disponíveis no aplicativo para que todos possam baixar e ter acesso a qualquer momento.
Nove pessoas compõem o elenco ATmimos, entre surdos (profundos, moderados e leves). Foram realizados 8 meses de lapidação do grupo, com aulas de corpo, expressões e jogos teatrais ( dentro da ATEAL ) até a construção/criação de esquetes performáticas que resultarão nas apresentações.
EQUIPE BASE
ELENCO
Fernanda Gabriella Picillo
Giovanna de Fatima Candido Pereira
Guilherme Candido Pereira
Isadora Gomes Roncalho Bezerra
Lucas Teixeira
Maria do Carmo Sena Souza
Maria Laura Lopes dos Santos
Leonardo Braz
Victor Hugo Carbonari
Proponente – ATEAL
Idealizadora/ gestora cultural/ diretora artística – Giovanna Cardin
Direção cênica e roteiro – Carlos Pasqualim
Intérprete de LIBRAS/ fonoaudióloga/pesquisadora de gestos universais – Amanda Balarin Dias
Vídeo/edição/foto – Dalua
Gestão de marketing – Cyro Gabriel Mello
Design Gráfico/Comunicação – Eduardo Camunhas Martins
Criação e Desenvolvimento App – Essência
Produção musical ao vivo ( percussão ) – Antunes Nasser
SINOPSE
ATmimos consiste em 5 atos/esquetes performáticas, que permeiam entre realidade do cotidiano e o onírico. Mundos paralelos entre desafios do existir e do se fazer existir. Elenco de performáticos surdos, que entre o mundo da mímica “gritam” em gestos universais uma forma de comunicar o que ouvidos e falas nem sempre podem interpretar.
Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6561 Jundiaí – SP
Contato: (11) 4523-4110
At. Particular: (11) 4523-4111
Horário de funcionamento de segunda a sexta das 7h às 18h
Fundada na cidade de Jundiaí, em 1982, pela fonoaudióloga Mariza Cavenaghi Argentino Pomilio, por pais de pacientes, e por colaboradores, a ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos, que conta com a atuação de uma diretoria voluntária.
Copyright 2022 Ateal. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Everest – Agência Everest
Você já é paciente? Fale conosco por aqui!