Fundada na cidade de Jundiaí, em 1982, pela fonoaudióloga Mariza Cavenaghi Argentino Pomilio, por pais de pacientes, e por colaboradores, a ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos, que conta com a atuação de uma diretoria voluntária.
Realiza exames em maternidades para detecção precoce da deficiência auditiva, possui um Centro Audiológico para realização de exames da audição, atua na indicação e adaptação de aparelho auditivo, na ativação e reabilitação de implantados cocleares e participa de programas de saúde ocupacional em empresas para o diagnóstico e conservação da audição.
A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala para uma inclusão familiar, social, educacional e profissional, atua no fomento à construção de politicas públicas, baseada em evidência social, técnica e científica.
Seja um doador recorrente e ajude a manter a instituição
Ajude como e quando puder e em poucos cliques
Você pode ajudar sem colocar a mão no bolso
Ajude a manter nossos projetos realize uma doação para a ATEAL
Pessoas que venha a apresentar dificuldades na fala e/ou na escrita (distúrbios da comunicação) ou que apresente perda auditiva ou surdez.
Atendemos pessoas de qualquer idade.
A ATEAL realiza atendimento SUS, convênios médicos e particular, observe as orientações abaixo para que possa ser atendido:
– SUS: é necessário encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (Jundiaí) ou da Secretaria de Saúde de outros municípios (ATIBAIA, BOM JESUS DOS PERDÕES, BRAGANÇA PAULISTA, CABREÚVA, CAMPO LIMPO PAULISTA, ITATIBA, ITUPEVA, JARINÚ, JOANÓPOLIS, LOUVEIRA, MORUNGABA, NAZARÉ PAULISTA, PEDRA BELA, PINHALZINHO, PIRACAIA, TUIUTI, VARGEM GRANDE, VÁRZEA PAULISTA). Canal de atendimento: 11-4523-4110/ 9.9653-6285.
– Convênios médicos e particulares: entre em contato pelos canal de atendimento: 11-4523-4111/ 9.9651-6925
Entre em contato pelos canal de atendimento: 11-4523-4111/ 9.9651-6925
Para laudo médico, sempre será necessário um exame de audição (audiometria) recente, com no máximo 1 ano antes da data que será feito o laudo médico.
Quem fornece o laudo é o médico otorrinolaringologista que já acompanha o paciente.
Atendimento particular e convênio médico: Entre em contato pelos nossos canais de atendimento (11-4523-4111/ 9.9651-6925) e agende uma consulta e o exame de audição.
Atendimento SUS: Apenas para pacientes de Jundiaí, que já realizam acompanhamento médico na Instituição, poderá entrar em contato pelos canais de atendimento (11-4523-4110/ 9.9653-6285) e agendar uma consulta.
Existem 3 tipos, possíveis de solicitação para passe:
Para conseguir o passe livre, você deve entrar no site da http://portal.infraestrutura.gov.br/passelivre/ e seguir as orientações.
ATENÇÃO, você vai precisa de uma avaliação auditiva recente (menos de um ano) e, levar o modelo do laudo médico ao seu otorrinolaringologista para ser preenchido e assinado. Para este passe, só pode utilizar laudo de profissionais do SUS.
Aceitamos doações de aparelhos auditivos, exceto de modelos intracanais, ou seja, aqueles que ficam apenas dentro do canal auditivo, pois estes modelos não são possíveis de utilizarmos em outro paciente.
Para os demais modelos, entregar diretamente na recepção os aparelhos, ou caso entre em contato pelo e-mail ateal@ateal.org.br.
Sim, ATEAL realiza todo acompanhamento pré, intra e pós cirúrgico.
Consulte-nos pelos canais de atendimento (11-4523-4111/ 9.9651-6925) para saber os valores dos serviços.
Sim, a ATEAL realiza o diagnóstico diferencial dos distúrbios de aprendizagem, sendo um dos distúrbios a dislexia.
Entre em contato em um dos nossos canais de atendimento (11-4523-4111/ 9.9651-6925) e consulte o valor da avaliação.
Encaminhe seu Currículo pelo e- mail: vagas@ateal.org.br, no campo “Assunto” colocar a área pretendida.
Sim, entre em contato pelo email: rh@ateal.org.br e saiba como fazer parte de nosso time de voluntários.
Não. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar.
Porém, existem os surdos oralizados, que desenvolveram a fala por conta de um trabalho com fonoaudiologia.
O termo “surdo-mudo” tem sido encarado pela cultura surda como um erro social, devido a falta de conhecimento do real significado das duas palavras.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
Sim, conforme Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005 e a Lei 13.146/15, lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, os alunos com deficiência auditiva tem o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares.
Portanto, toda escola que tiver alunos com deficiência auditiva nas classes regulares deve ter um intérprete de Libras.
O primeiro passo é entrar em contato com as Secretaria de Educação do Município onde a criança reside e frequenta as aulas regulares, para solicitar um intérprete, conforme determina a lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 13.146/15.
BPC – DIREITO DE VIVER E ENVELHECER COM DIGNIDADE.
É um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
Até o momento não, porém o Projeto de Lei do Senado (PLS) 28/2017, adotou definitivamente o substitutivo que inclui as pessoas com deficiência auditiva no rol daquelas com direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e incidente sobre a aquisição de automóveis. Está na Câmara dos Deputados, aguardando que haja pedido para análise em Plenário.
Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6561 Jundiaí – SP
Contato: (11) 4523-4110
At. Particular: (11) 4523-4111
Horário de funcionamento de segunda a sexta das 7h às 18h
Fundada na cidade de Jundiaí, em 1982, pela fonoaudióloga Mariza Cavenaghi Argentino Pomilio, por pais de pacientes, e por colaboradores, a ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos, que conta com a atuação de uma diretoria voluntária.
Copyright 2022 Ateal. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Everest – Agência Everest
Você já é paciente? Fale conosco por aqui!