No Brasil, 9 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de perda da audição; de cada mil crianças, de 3 à 5 nascem com algum tipo de perda auditiva; 30 % das pessoas adultas tem e 12 % das crianças na idade escolar também possuem perda auditiva.
A ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, localizada na cidade de Jundiaí-SP, é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins lucrativos, que atua há mais de 30 anos no diagnóstico, reabilitação e acompanhamento de pessoas com deficiência auditiva e com distúrbios da comunicação.
Realiza exames em maternidades para detecção precoce da deficiência auditiva em bebês, possui um Centro Audiológico para realização de exames da audição, indicação e adaptação de aparelho auditivo, participa de Programas de Saúde Ocupacional em empresas para diagnóstico e conservação da audição.
Participa também de programas de pesquisas genéticas em parceria com a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; desenvolve projetos sociais, de saúde e educação para o desenvolvimento profissional, pessoal e inclusão do deficiente auditivo ao mercado de trabalho e na sociedade.