Novembro Laranja – Mês de conscientização sobre o zumbido

young-cool-bearded-man-sitting-floor-grunge-wall-background_1194-19106

Você conhece o novembro laranja? Ele é o mês da campanha nacional de conscientização sobre o zumbido. Criada em 2006 pela Prof.ª Drª Tanit Ganz Sanchez com o objetivo de realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11).

Em 2014, em promoção do Instituto Ganz Sanchez (www.institutoganzsanchez.com.br) foi adotado oficialmente o novembro Laranja.

O objetivo do novembro laranja é conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento de problemas do ouvido em todas as idades e motivar mais profissionais da saúde a abraçarem as causas relativas ao zumbido.

Caso você tenha zumbido, ou seja, escuta sons como apito, chiado, panela de pressão entre outros sons, em um ou nos dois ouvidos, ou até mesmo parece que o som está em sua cabeça, tenha em mente que é necessário procurar um médico otorrinolaringologista para investigar o que pode estar causando essa sensação sonora.

É importante mudar os pensamentos restritivos sobre o assunto como: “não há nada a fazer”, “não tem cura”, “aprenda a conviver” para ampliar a atuação profissional e a chance de melhora na qualidade de vida do paciente.

De acordo dados divulgados pela Apidiz, no Brasil há entre 34 e 48 milhões de pessoas com zumbido no ouvido, o levantamento foi feito pela Associação com o apoio do Instituto Ganz Sanchez. Os dados finais mostram que houve um aumento expressivo em relação aos 28 milhões estimados há quase 20 anos.

A ATEAL entende a importância do novembro laranja e sabe que a divulgação é o melhor caminho para a conscientização de todos. Em nossa instituição temos profissionais capacitados para ajudar pacientes que necessitam de apoio nesta hora.

Você escuta algum zumbido ou conhecem alguém que já comentou algo a respeito? Entre em contato com a ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem.

 

Quer ajudar mais pessoas a conhecer um pouco mais sobre zumbido? Curta comente e compartilhe esta postagem nas suas redes sociais. Assim você está ajudando mais pessoas a conhecer mais sobre o novembro laranja.

 

Fontes: https://www.institutoganzsanchez.com.br/

https://www.fonoaudiologia.org.br/

Logo laranja