Cinco maneiras de fazer as festas de fim de ano serem mais agradáveis para quem tem perda auditiva

As festas de final de ano podem ser difíceis para pessoas com perda auditiva. Ver familiares e amigos é legal, mas estas reuniões tendem a ser maiores e mais barulhentas, e frequentemente acontecem uma atrás da outra. Pode ser cansativo, opressivo e até depressivo assistir os outros celebrarem enquanto você sente que não pode participar da maneira que gostaria.

É difícil para os que nos amam também. Eles não querem nos ver lutando ou infelizes, e eles podem ficar aborrecidos se nós não quisermos participar das festividades. O post de hoje é para eles. Por favor, compartilhem estas dicas com eles, para que todos vocês possam curtir as festas de final de ano mais felizes, e juntos.

Glasses of champagne with gold ribboned gifts

 

Se você está passando as festas com alguém que tem perda auditiva, aqui estão cinco coisas que você pode fazer para tornar estas reuniões mais amigáveis para esta pessoa.

  1. Divida os espaços da festa em áreas menores. Mesmo em uma festa grande, algumas áreas podem ser separadas para uma conversa mais reservada, enquanto outras áreas para conversas mais barulhentas. Dividindo o espaço também diminuirá o nível geral de ruído de fundo.
  2. Abaixe o volume da música e acenda as luzes. Pessoas geralmente diminuem as luzes, e aumentam o volume da música em festas, mas ambos dificultam muito para pessoas com perda auditiva ouvirem e fazerem leitura labial. Se puder, escolha uma trilha sonora mais silenciosa, e coloque um pouco mais de luz em seu evento.
  3. Fique de olho no solitário no canto. É muito desafiador para alguém com perda auditiva ouvir bem em uma festa. Ao invés de correr o risco de fingir, a pessoa com perda auditiva pode ir se sentar em algum canto, ficando de fora, e assistindo os outros interagirem, de longe. Se você vir alguém que ama pelos cantos, chame-o para uma conversa sozinho, ou convide-o para irem a um cômodo mais silencioso.
  4. Use um microfone para discursos. As festas de final de ano são cheias de brindes e discursos. Se você tiver, use um microfone para que todos os convidados possam curtir. Se você quer ficar realmente chique (para as festas grandes), conecte o microfone com o sistema FM, para que as pessoas que tem perda auditiva possam ouvir melhor.
  5. Tenha expectativas realistas. Mesmo quando todos fazer o seu melhor, talvez não seja possível de a pessoa com perda auditiva ouvir bem. Use o seu senso de humor, e entenda se a pessoa precisar de um tempo em algum ambiente mais silencioso.

Leitores, que sugestões vocês têm para que as festas de final de ano sejam mais agradáveis para pessoas com perda auditiva?

 

*Artigo traduzido e autorizado pelo site Living With Hearing Loss.

Clique aqui para ler a matéria em inglês.