Cinco coisas que eu gostaria que todo mundo soubesse sobre perda auditiva

Escrito por Shari Eberts

É difícil explicar para os outros como é ter perda auditiva – a falta de clareza na fala, a sensibilidade com barulhos muito altos, e a exaustão que vem com rajadas de comunicação. É uma deficiência invisível, então frequentemente é mal compreendida, minimizada ou mesmo ignorada – às vezes até por aqueles mais próximos de você. Mas isso pode ter um impacto enorme na sua vida, e nas vidas daqueles que te amam.

Aqui estão cinco coisas que eu gostaria que as pessoas entendessem sobre perda auditiva. Por favor, acrescentem os seus pensamentos nos comentários.

5things

 

  1. Perda auditiva é exaustiva. Quando você tem perda auditiva, a audição dá trabalho. É difícil para as pessoas com audição normal entenderem, já que escutar é tão automático para eles. A melhor maneira que conheço de explicar isso, é como um jogo da Roda da Fortuna. Algumas das letras estão preenchidas, outras estão em branco. O participante (ou o ouvinte, neste caso) está tentando fazer sentido dos sons variados e incompletos que ele está ouvindo, e transformar estes sons em uma palavra ou frase que faz sentido no contexto da conversa. Não é fácil, especialmente porque a conversa não pausa enquanto você está fazendo este processamento extra.
  2. Eu não sou burra ou grosseira. Eu talvez possa responder inadequadamente as perguntas, ou perder o ponto da conversa de vez em quando, mas não sou burra. Eu apenas ouvi mal o que você disse. E se eu não responder o seu cumprimento, ou um “com licença” na loja, não é porque estou te ignorando. Eu apenas não ouvi.
  3. Aparelhos auditivos não funcionam como óculos. Óculos transformam imagens embaçadas em algo nítido e claro, restaurando a sua visão. Com aparelhos auditivos, esse não é o caso. Aparelhos auditivos amplificam os sons, mas apenas os fazem mais altos, não necessariamente mais nítidos ou claros. Aparelhos auditivos também não diferenciam os sons que estão no fundo, como o barulho da geladeira, e o barulho do ar condicionado, que são amplificados juntos com os sons mais importantes da conversa. Isso pode realmente fazer ouvir ser mais difícil em certas situações!
  4. . Eu não preciso que você fale por mim. Eu não sou uma criança ou uma inválida. Se alguém me perguntar algo e eu não ouvir, por favor, repita para que eu possa responder. Fazer o contrário é insultante e humilhante.
  5. Alguns truques que podem ajudar muito. Enquanto estiver falando, fique de frente para mim, e mantenha os seus lábios visíveis. Não tente falar comigo de outro cômodo, e tenha certeza de que estou prestando atenção antes de falar. Eu quero ouvir você e estou fazendo o meu melhor. Seguir estas regras vai me mostrar que você também está.

Leitores, o que vocês gostariam que as pessoas soubessem sobre a perda auditiva?

Traduzido e adaptado: Living with hearing loss