Ações

 

Em breve mais novidades.

 

Setembro Azul – ATEAL de Portas Abertas

No dia 10 de setembro, a ATEAL abre as suas portas para a comemoração do Setembro Azul, uma data em homenagem à comunidade surda, que contará com o apoio da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí.

A programação inclui oficinas de Libras, apresentações sobre a rotina dos alunos surdos, elaboradas pelos intérpretes das unidades de ensino, além de cadastro de currículos de pessoas com deficiência, e venda de jogos em libras.

Compartilhar estas experiências fortalece todos os envolvidos, e também a população, que muitas vezes desconhece todas estas conquistas. A ação Setembro Azul – ATEAL de Portas Abertas tem como objetivo promover o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais e garantir o respeito ao cidadão surdo.

 

Mas por que Setembro?

O mês de setembro é um mês repleto de datas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda, como o dia 26, que é o Dia Nacional do Surdo, e dia que foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o INES, e o dia 30 que é o Dia Internacional do Surdo.

 E por que azul?

A cor azul representa o período da Segunda Guerra Mundial, em que as pessoas com deficiência eram identificadas pelos nazistas com faixas de cor azul, fixadas nos braços. Uma homenagem a todos os surdos que morreram durante este período.