Dicas para reduzir o ruído no trânsito

Você sabia que a poluição sonora já ultrapassou a da água e hoje ocupa o segundo lugar como maior causadora de doenças na população, ficando atrás apenas da poluição do ar?

 

E que o som em excesso a que você se expõe não afeta somente a sua audição, mas também seu corpo inteiro? O ruído agride o homem e o meio ambiente, pode levar à perda de audição e também traz outros efeitos na saúde, como:

  • Insônia;
  • Irritabilidade e agitação;
  • Depressão;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tontura e dor de cabeça;
  • Alterações gástricas e intestinais;
  • Hipertensão.

 

Mas você pode fazer a sua parte e reduzir o ruído provocado em suas atividades diárias, especialmente no TRÂNSITO. Vamos tentar?

– Deixe a buzina para último caso, apenas quando as outras alternativas forem esgotadas;

– Reveja a maneira como você dirige: não acelere quando seu carro estiver parado, evite acelerar e frear bruscamente ou “cantar” pneus, tenha uma atitude cidadã no trânsito!

– Mantenha em dia a manutenção de seu veículo: escapamentos e motores não regulados podem fazer muito barulho;

– Ao adquirir um veículo, procure optar por modelos mais silenciosos;

– Cuidado com o volume do som de seu carro! Ouvir som alto pode prejudicar a sua audição e também atrapalhar a concentração no trânsito;

– Procure fechar as janelas de seu veículo durante trânsito intenso;

– Que tal começar a deixar seu carro na garagem e usar a sua bicicleta? Além de minimizar o ruído, você economiza e ainda pratica uma atividade física!

– Outra opção é utilizar o transporte público. Nesse caso, se for ouvir música, respeite o próximo usando fones de ouvido, lembrando que a sua audição deverá ser preservada. Cuidado com o volume dos fones!

– Carros de polícia, ambulâncias, bombeiros, devem utilizar as sirenes somente quando necessário. Fora de atendimento ou em situações de tráfego fluido o aviso luminoso substitui o sonoro;

– Se você possui veículo prestador de serviço com emissão sonora de publicidade, esteja atento ao volume de sua propaganda.

 

Reduzir o ruído nas cidades depende de cada um de nós. Por isso, mude seu estilo de vida, respeite o próximo e assim você irá preservar a sua saúde e contribuir para um lugar melhor (e menos barulhento!) de se viver.

 

Camila Miranda Loiola-Barreiro
Pesquisadora do NEP – Núcleo de Estudos e Pesquisas da ATEAL.

Renata Brunoro Amadeo
Fonoaudióloga da ATEAL.