Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

orelha1

10 de novembro – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

 

 

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez foi instituído em 1997, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população para os problemas da surdez, visando a sua prevenção,  uma vez que a deficiência auditiva atinge cerca de 9,7 milhões de pessoas no Brasil. Destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão de pessoas têm grande dificuldade de ouvir (dados do Censo Demográfico do IBGE (2010).No Brasil, estima-se que a cada 1.000 crianças nascidas , de três a cinco são surdas, segundo a Sociedade Brasileira de Otologia.

“Vamos mudar esta realidade!”

 

OUÇA BEM, PREVINA SURDEZ

A ATEAL desenvolve, desde 2005, a campanha “Ouça Bem, Previna a Surdez”, para informar e divulgar ações educativas quanto aos cuidados com a saúde auditiva, e a importância de uma avaliação precoce, como o teste da orelhinha, além de  informativos que possam melhorar a qualidade de vida de quem tem algum problema auditivo.

 

PREVENÇÃO

A perda auditiva pode acontecer por diversas causas, mas prevenir ainda é o melhor caminho para mudar esta incidência. Quase 100% dos casos têm algum tipo de solução quando diagnosticados no primeiro ano de vida, por isso a importância da realização da Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha), um exame rápido e indolor realizado com o recém-nascido, e que desde 2010 é obrigatório em todos os hospitais e maternidades do país.

Para o público adulto, a prevenção também é a forma mais eficaz de tratamento da perda auditiva relacionada ao trabalho, com ações de controle da exposição do ruído, medidas organizacionais e educativas juntos aos trabalhadores e empregadores.

Nos idosos, a diminuição da audição chega naturalmente como em todo o processo do envelhecimento. Porém, é possível conviver bem com a perda auditiva com tratamentos e medidas que possam melhorar a qualidade de vida dessa população.

 

 AÇÕES PREVENTIVAS:

  • Nas gestantes doenças como sífilis, rubéola e toxoplasmose podem provocar a surdez nas crianças. Por isso, faz-se necessário uma orientação médica pré-natal. Mulheres devem tomar a vacina contra a rubéola antes da adolescência, para que durante a gravidez estejam protegidas contra a doença.
  • As gestantes devem ter uma orientação médica para evitarem certos medicamentos que podem prejudicar a audição da criança.
  • As crianças devem ser vacinadas contra doenças infecciosas como a caxumba, sarampo ou meningite.
  • Pessoas que trabalham em locais com altos índices de ruído (máquinas industriais, trânsito, aeroportos, etc) devem utilizar o protetor de ouvidos.
  • Objetos pontiagudos, como canetas e grampos, se introduzidos nos ouvidos, podem causar sérias lesões, deixe-os longe do alcance das crianças.
  • Qualquer sinal de deficiência auditiva deve ser motivo para uma consulta com um médico especialista, evitando assim maiores problemas.

 

FIQUE ATENTO:

A audição exerce uma função fundamental no desenvolvimento da criança,como: troca de sons na fala ou letras na escrita, falta de concentração, estado de agitação ou apatia, algumas as dificuldades de aprendizagem e interlocução social, podem ser causados por alterações no ouvir.

Na idade adulta o bem estar psicossocial e A qualidade de vida, podem ser prejudicados pelo ruído ambiental e no ambiente de trabalho, pois o ruído é a 3ª maior causa de doença auditiva.

 

A ATEAL NA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ EM 2015

No dia 10 de novembro, profissionais da saúde de todo o Brasil, como fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, chamam a atenção para a prevenção da perda auditiva, esclarecendo sobre o impacto da deficiência no desenvolvimento da comunicação e da linguagem, nas relações sociais e na qualidade de vida das pessoas. E para marcar esta importante data, a ATEAL irá promover uma programação especial no dia 10 de novembro com a palestra da profissional Sueli Ramalho, que irá dar o seu depoimento sobre como desenvolveu uma fala fluente sendo surda e pertencente a uma família de três gerações de surdos. O evento será aberto ao público, pais e assistidos, além de profissionais da ATEAL, e acontecerá às 19h na própria instituição. O investimento será a doação de 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal) que deverá ser entregue no dia da palestra. Informações e inscrições através do e-mail: desenvolvimento@ateal.org.br.

 

ATEAL-  Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6561

Telefone: 45234110

 

Fontes: IBGE; Sociedade Brasileira de Otologia; Ministério da Saúde.