Dia Internacional de Atenção à Gagueira

22 de outubro – Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Confira dicas, mitos e verdades sobre o assunto. 

  • Você sabia que existe um aparelho auditivo para gagueira?

speecheasy

O nome dele é Speech Easy, mas não é destinado à pessoas com perda de audição e sim, às pessoas com gagueira. Muitas pessoas que gaguejam referem que são fluentes quando falam ou leem simultaneamente com outras pessoas. O Speech Easy procura simular exatamente esta situação. Com o aparelho, a pessoa vai ouvir sua própria voz com   outro tom (mais fino ou mais grosso) e com um leve atraso. Isso faz com que o cérebro pense que a pessoa está falando em uníssono com outra.

Saiba mais em: http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=157

 

  • Pessoas com gagueira nunca gaguejam cantando ou quando representam um personagem no teatro?

A maior parte das pessoas com gagueira realmente não gagueja quando cantam. Isso acontece por ser uma fala programada e com ritmo pré-estabelecido. Porém, algumas podem enfrentar dificuldades para iniciar o canto, outras podem gaguejar apenas quando cantam músicas de ritmo quase falado, variando de individuo para individuo.

 

  • Pessoas que gaguejam são menos inteligentes?

Não há relação de causa ou consequência entre gagueira e inteligência, ou seja, não é a falta de inteligência que causa a gagueira e nem a gagueira que deixa a pessoa menos inteligente.

 

  • A gagueira está mais presente em sociedades que estimulam a competição e que cobram melhor desempenho do indivíduo?

A gagueira é um distúrbio que parece afetar igualmente todas as classes sociais, etnias, sociedades e culturas.

 

  • A criança gagueja para chamar a atenção dos pais?

A gagueira não é um comportamento voluntário. Portanto, a criança não gagueja porque quer ou para chamar a atenção dos pais.

 

  • Pode-se pegar gagueira por imitação ou por ouvir uma outra pessoa que gagueja?

Ninguém pode pegar gagueira. Se fosse assim, todas as pessoas que convivessem com alguém que gagueja, gaguejariam também, mas isso realmente não acontece.

 

  • Um susto pode causar a gagueira?

Se sustos causassem gagueira, então provavelmente todas as pessoas gaguejariam, porque, afinal, quem nunca levou um susto?

 

  • Se a criança começou a gaguejar, é só esperar que passa?

Boa parte das crianças que começa a gaguejar, melhora espontaneamente pouco tempo após o início dos primeiros sintomas de gagueira. Entretanto, os pais não têm como saber quais as chances de ocorrer melhora espontânea com seu filho. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação com profissional especializado.

 

  • Ajuda dizer à pessoa para ficar calma, relaxar, respirar fundo antes de falar?

Este tipo de recomendação faz com que a gagueira pareça algo muito simples de se resolver. Quando a pessoa com gagueira ouve de seu interlocutor algo como fique calmo, relaxe, respire ou pense antes de falar, ela fica ainda mais preocupada com seu distúrbio, o que provavelmente contribuirá para piorar a gagueira. Na intenção de ajudar, o interlocutor acaba atrapalhando ainda mais.

 

DICAS PARA QUEM CONVERSA COM UMA PESSOA COM GAGUEIRA:

As reações mais úteis para o interlocutor incluem esperar a pessoa que gagueja terminar sua fala, não completar palavras e procurar falar de modo mais lento e articulado. Enfim, respeitar o tempo e a forma de falar do outro.

Ouça aquilo que ela diz, e não a forma como ela diz!

*A ATEAL atende pessoas com distúrbios de comunicação. Caso você suspeite de gagueira, agende uma avaliação!