Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

No dia 29 de abril de 2015 será celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Serão 60 segundos de silêncio, entre 14h25min e 14h26min, para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas.

dia do ruido 2015

 

A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados adequados para a audição. Um mal invisível que cresce a cada ano, especialmente nas grandes cidades, a poluição sonora já ultrapassou a da água e hoje ocupa o segundo lugar como maior causadora de doenças. Nesse preocupante ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora fica atrás apenas da atmosférica. Dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerada um problema de Saúde Pública mundial.

Por conviver diariamente com o barulho, a humanidade está acostumada com a sua presença e, em muitos casos, não percebe seus efeitos maléficos na saúde e na qualidade de vida. O resultado disso é que, infelizmente, tem crescido a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes. Segundo a OMS, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído.

Além da perda auditiva, o ruído pode ocasionar outros efeitos na saúde, como insônia; irritabilidade e agitação; depressão; dificuldade de concentração; tontura e dor de cabeça; alterações gástricas e intestinais; hipertensão. Tais efeitos não são imediatos, pois dependem do nível de intensidade do ruído, tempo de exposição e predisposição pessoal, porém são cumulativos. Alerta-se para o fato de que como os efeitos do ruído na saúde têm início insidioso e são lentamente progressivos, geralmente as pessoas não tomam consciência da gravidade do problema. Pesquisas recentes também apontam efeitos claros do ruído no meio ambiente, demostrando que a poluição sonora também causa danos a florestas e mares.

Frente a esse cenário, anualmente entidades de todo o mundo promovem um evento para abordar o tema: O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day – INAD). Criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing (hoje Center for Hearing and Comunication), o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o ruído e seus efeitos na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.

O lema da campanha do INAD de 2015 é “Ruído de trânsito, um vilão que ninguém presta atenção”. No ambiente urbano, o trânsito é o grande causador de poluição sonora, com o ruído de carros automotores com sirenes, buzinas, sinais sonoros de ré, carros modificados para aumentar o ruído, veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, aparelhagens de som e outras atitudes que deixam o trânsito das cidades mais barulhento. Muitas vezes até a maneira como as pessoas dirigem seus carros, freando ou acelerando bruscamente aumentam o ruído.

Assim, no dia 29 de abril haverá um minuto de silêncio, entre 14h25 e 14h26, para destacar o impacto do ruído, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre este mal que não enxergamos, mas sentimos.

A prevenção e o controle da poluição sonora nas cidades é responsabilidade de todos. É importante conscientizar a população para uma total mudança no estilo de vida para que assim possamos gerar menos ruídos em nossas atividades diárias, reduzindo o barulho do mundo e propiciando melhores condições de vida à população.

 

A ATEAL promoverá as seguintes atividades:

Na ATEAL: serão afixados cartazes e durante toda a semana será transmitido um vídeo na TV da recepção, contendo informações sobre o evento, orientações sobre o impacto do ruído na vida da população, além de sugestões e dicas para a redução do ruído nas atividades diárias, especialmente no trânsito. Além disso, será realizado 1 minuto de silêncio entre as 14h25 e 14h26, para destacar o impacto do ruído excessivo em nossas vidas.

Atividades externas: Serão realizadas ações nas empresas nas quais a ATEAL presta serviços: na Coca Cola, no dia 30 de abril, e as atividades na Roca serão desenvolvidas no dia 8 de maio.

 

Camila Miranda Loiola-Barreiro
Pesquisadora do NEP – Núcleo de Estudos e Pesquisas da ATEAL

Renata Brunoro Amadeo
Fonoaudióloga da ATEAL