Ateal entrega 497 aparelhos auditivos e zera fila de espera

“Agora vou poder assistir televisão junto com a minha família”, dizia emocionada Regina Iuca Pipoli, 79 anos, uma das pessoas beneficiadas com a entrega dos 497 aparelhos auditivos pela Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem). Ela recebeu um par de aparelhos, que foi colocado ontem mesmo, durante a sessão solene de entrega.

O evento contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi (PCdoB), secretariado e representantes dos Rotarys de Jundiaí. que auxiliaram monetariamente na compra dos equipamentos.

Regina nunca teve um aparelho de audição. Conta que há 10 anos foi perdendo o sentido e tendo de pedir para as pessoas gritarem para conseguir conversar. “Não tenho nem como falar o quanto estou feliz. A vida vai mudar”, disse enquanto prestava atenção às palavras do prefeito. Ela ficou encantada com a funcionalidade do equipamento, que quase se esconde por completo entre seus cabelos bancos.

Regina é uma entre os 287 assistidos pela entidade que foram beneficiados com a doação dos aparelhos, comprados pela Secretaria Municipal de Saúde e os Rotarys de Jundiaí. A aquisição foi feita, segundo o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, com o remanejamento de verbas da pasta. “Foi uma compra de R$ 286 mil.

Com isso conseguimos zerar a fila de espera que já tinha dois anos”, ressaltou. Os demais R$ 47 mil para fechar a compra de todos os aparelhos foram doados por Rotarys de Jundiaí e internacionais.

Entre o 287 assistidos, alguns receberam dois aparelhos, enquanto outros precisaram apenas de um. Maria Xavier Pedroso, 91 anos, também foi contemplada com um par. Ela já teve um aparelho de audição e há dois anos lutava para conseguir esses novos. “Os meus não funcionam direito mais. Quebram muito” conta a idosa, que teve de comprar o primeiro par, há 10 anos.

Repasse

Essa compra não acaba com a necessidade da instituição. “Mais 426 pessoas aguardam para passar pelo atendimento e teste dos equipamentos e, só então, entrar na fila de espera para receber o aparelho”, explica Marisa Pomilio, superintendente da Ateal. A intenção da entidade é conseguir aumento no repasse de verbas que são gerenciadas pela administração municipal.

Nos últimos quatro anos o repasse que supria a compra de 100 aparelhos baixou para 70. “Não tivemos uma resposta sobre o motivo da redução. Agora estamos negociando a ampliação. O ideal seria a Ateal receber verba suficiente para a compra de 110 aparelhos por mês. Assim. a fila não passaria de alguns meses”, ressalta o presidente da instituição José Rubens Pereira.

Durante seu pronunciamento ontem, Bigardi disse que a verba está em negociação com o secretário de Saúde. “Se o secretário está dizendo que vamos aumentar, quem sou eu para recusar”, brincou. Durval Orlato, secretário de Educação, que tem um filho com deficiência auditiva, também participou do evento.

Fonte: Jornal de Jundiaí