12 pessoas famosas que tem perda auditiva

Escrito por Anne Krueger

Traduzido e adaptado por Marina Argentin

Eu culpo Tom Petty. Três horas e meia dos seus melhores hits me deixavam acordada quando eu viajava cada final de semana para o meu trabalho ano passado. Mas agora, eu juro, estou meio surda.

Bem, acontece que eu tenho perda auditiva induzida por ruído (acabo de marcar uma audiometria para descobrir  mais), e estou longe de estar sozinha. Além dos aproximadamente 28 milhões de americanos “normais” que sofrem de perda auditiva, também há um bando impressionante de celebridades que não podem ouvir tão bem.

Aqui estão algumas de suas histórias e algumas maneiras de evitar a perda auditiva.

 

pete townshend

Pete Townshend

O guitarrista do The Who diz que ele perdeu toda a audição de um ouvido, quando Keith Moon explodiu a sua bateria durante um show nos anos 60, e também danificou a audição no outro ouvido explodindo os playbacks no estúdio. Se, como reportou um estudo, 72% dos jovens reportam perda auditiva temporária depois de apenas um show de três horas, você pode imaginar o caos que quase 50 anos tocando rock fez na audição de Townshend.

Um show ao vivo regista um nível entre 110 a 120 decibéis (assim como uma motosserra e uma sirene de ambulância), bem acima dos 85 dB da taxa de segurança, de acordo com o Centro para Controle de Doenças e Prevenção. Na faixa de decibéis de um show de rock, o tempo de exposição recomendado são meros dois minutos, ou menos, antes que comece a ficar perigoso!

 

bill clinton

Bill Clinton

Se lembra da música de saxofone do antigo presidente Bill Clinton, ou todas aquelas viagens de helicóptero, e aplausos de multidões? Era de se esperar que ele tivesse alguma perda auditiva. Em 1997, durante o seu segundo mandato na Casa Branca, Clinton começou a usar aparelhos auditivos. Ele é um dos sortudos! Algumas pesquisas mostram que apenas uma em cada sete pessoas com perda auditiva, usa aparelhos auditivos. E isso é uma péssima notícia, porque uma perda auditiva sem tratamento pode estar associada a diabetes e declínio mental.

 william shatner

William Shatner

O Capitão Kirk, de Star Trek, pode ter sido capaz de lutar com alguns Klingons, mas o ator William Shatner teve mais dificuldade em lidar com o zumbido desde uma explosão no set de Star Trek. O zumbido afeta 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Audição e Comunicação.

 

cris, will, ozzy

 

Outras pessoas famosas com perda auditiva são Chris Martin, do Coldplay, will.i.am, Ozzy Osbourne, Brian Wilson, Phil Collins e George Martin, assim como Neil Young, Eric Clapton e Jeff Beck tem zumbido.

Aqui estão três maneiras simples de proteger a sua audição:

  1. Limite a sua exposição ao ruído. O barulho do metrô passando, a construção na casa ao lado, e até andar de carro com a capota abaixada pode te expor a perigosos níveis de decibéis (qualquer coisa acima de 85dB).
  2. Abaixe o volume do seu MP3 player (abaixo da marca de metade do volume) e você poderá ouvir música por horas, e seguro. Quanto mais alta a música estiver, menos tempo você pode ouvir com segurança, sem danificar a sua audição. Troque seus fones de ouvido internos, por fones que você coloca na cabeça (headphones), mas não o tipo que tira o ruído externo, e você também poderá ouvir por mais tempo.
  3. Use protetores de ouvido quando você está usando uma motosserra, cortando a grama, ou no trabalho, se o ambiente for barulhento. Protetores de ouvido realmente podem ajudar a bloquear o som para que ele caia na taxa segura de decibéis. E sim, cobrir as orelhas quando o caminhão dos bombeiros passa com a sirene ligada, protege as pequenas células ciliadas e o nervo auditivo das suas orelhas.

Quanto a mim, não estou mais ouvindo “American Girl” tão alto que meu marido possa me ouvir a três quarteirões de distância.

Fonte: Famous people with hearing loss