10 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ

young-man-hearing-loss-sound-waves-simulation-technology_36325-917

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ

Prevenir a perda auditiva ainda é o melhor caminho para mudar as estatísticas. Quase 100% dos casos têm algum tipo de solução quando diagnosticados no primeiro ano de vida, período em que é recomendada a realização da Triagem Auditiva Neonatal, conhecida como o teste da orelhinha. Porém, a desinformação e o preconceito ainda representam a maior barreira para a identificação ou mesmo a prevenção do problema.

Para o público adulto, a forma mais eficaz de tratamento da perda auditiva relacionada ao trabalho também é a prevenção, com ações de controle da exposição do ruído, medidas organizacionais e educativas juntos aos trabalhadores e empregadores.

Nos idosos, a diminuição da audição chega naturalmente como em todo o processo do envelhecimento. Porém, é possível conviver bem com a perda auditiva com tratamentos e medidas que possam melhorar a qualidade de vida dessa população.

Portanto, no dia 10 de novembro, profissionais da saúde como fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas chamam a atenção para a prevenção da perda auditiva, esclarecendo sobre o impacto da deficiência no desenvolvimento da comunicação e da linguagem, nas relações socais e na qualidade de vida das pessoas.

Mariza Pomilio

 

.