03 Março – Dia Mundial da Audição – Cuidando da audição de nossos bebês

Campanha de sensibilização para Audição – ATEAL  2016

bebe

 

O desenvolvimento da audição durante a gestação

Na 13ª semana de gestação, um bebê normal percebe sons por vibração na pele. Por volta da 17ª semana, o bebê consegue ouvir um pouco do que se passa dentro e fora do corpo da mãe. Na 20ª semana, consegue distinguir a voz materna. Ao nascer, a audição está pronta, mas levará alguns meses para o sistema neurológico amadurecer, permitindo que o bebê demonstre reações ao som.

Acompanhe o desenvolvimento da audição de seu bebê

 Até 3 meses

Acorda ao ouvir um barulho forte.

Entre 3 e 6 meses

Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes.

Entre 6 meses e 1 ano

Balbucia sílabas simples, como “mama”, tentando reproduzir o que escuta.

Entre 1 e 2 anos

Fala palavras comuns, interagindo com os adultos.

Monitore a audição de seu bebê e evite problemas futuros!

Teste da Orelhinha

A Triagem Auditiva Neonatal – TANU, Lei Federal N° 6.965, de 09/12/1981, tem a finalidade de detectar uma deficiência auditiva antes da alta hospitalar, evitando prejuízo no desenvolvimento do bebê.

 ATENÇÃO:

  • Se o seu bebê leva muito frequentemente a mão ao ouvido, ele pode estar expressando um sintoma de desconforto, e merece atenção! Procure um médico pediatra ou um otorrinolaringologista.
  • Quedas graves e traumas ocasionados por ruídos muito fortes, como fogos de artifícios, ou fones de ouvido, podem levar a perdas auditivas parciais ou totais. Alguns bebês ficam assustados com sons altos e incomodados com os estrondos. Nestes casos, pegue o bebê no colo para ele se sentir mais seguro, e tente acalmá-lo conversando.
  • Se você costuma deixar a TV ou o som ligados, preste atenção quanto a proximidade do bebê destas fontes sonoras, o volume, e o tempo que o bebê fica exposto à elas. Evite lugares que tenham sons altos e contínuos, alguns bebês tem uma sensibilidade maior e isso pode irritá-los, e levar, futuramente, a uma perda auditiva.
  • Se o bebê toma mamadeira deitado pode predispor a inflamações. Se essas inflamações acontecerem repetidamente, podem se tornar prejudiciais para o sistema auditivo do seu bebê.

 

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns e silenciosas.
Em todo o mundo, 360 milhões de pessoas sofrem de problemas auditivos, que se devem a causas diversas como: doenças infeciosas, questões genéticas, complicações no momento do nascimento, uso de certos fármacos, excesso de ruído e envelhecimento.

Isso representa 5,3% da população mundial, e destes, 32 milhões são crianças.

Se você notar uma constante falta de reação de seu bebê aos ruídos e sons ao seu redor, consulte um especialista.


Alguns cuidados com seu ouvido:

  • Nunca insira nenhum objeto, até mesmo fones de ouvido, ou introduza quaisquer líquidos nos ouvidos;
  • Os ouvidos não precisam ser lavados internamente, apenas a parte externa da orelhas (o pavilhão auricular) deve ser limpa delicadamente com uma toalha limpa macia para remover a sujeira;
  • O uso de remédios caseiros, como óleo aquecido, para tratar doenças do ouvido é prejudicial e não deve ser usado.

 

Fontes:

www.onacional.com.br

www.portocanal.sapo.pt

www.universojatoba.com.br