Pesquisas

26 de março de 2015 às 19:58

Como realizar pesquisas na ATEAL?

A ATEAL, por meio do NEP – Núcleo de Estudos e Pesquisas, oferece oportunidade para o desenvolvimento de trabalhos científicos para estudantes, profissionais externos e internos de acordo com as áreas de atuação da Instituição.
Para tanto, o NEP lança chamada de propostas para a realização de pesquisas na Instituição. O objetivo é apoiar e incentivar o desenvolvimento científico nas áreas de audição e comunicação, além de promover o intercâmbio de conhecimento técnico-científico por meio de parcerias interinstitucionais.
Os projetos científicos deverão ser encaminhados ao NEP para análise.
É importante conter no projeto:

  1. Introdução com breve revisão de literatura e objetivo do trabalho;
  2. Método;
  3. Resultados Esperados / Justificativas para a realização da pesquisa;
  4. Cronograma de execução. Sugere-se que conste como finalização a submissão do artigo para revista científica;
  5. Referências Bibliográficas.

Para solicitação de informações, dúvidas e submissão de projetos, envie e-mail para pesquisa@ateal.org.br

 

 

Conheça as pesquisas de 2016 em andamento:

  • Práticas educativas em saúde vocal: investigação do comportamento vocal, conhecimentos e demandas de uma população

Objetivo: Investigar o comportamento vocal, conhecimentos e demandas sobre as questões vocais na opinião de usuários e profissionais da instituição

  • Screening de Shwannoma vestibular: quando soliticar uma ressonância magnética?

Objetivo: Investigar quais os sinais observados na audiometria e no potencial auditivo evocado de tronco encefálico (PEATE) podem ser mais sugestivos de SV, determinando uma prioridade para a Ressonância Magnética.

  • Treinamento auditivo formal com distúrbio de leitura e escrita e desordem no processamento auditivo

Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento auditivo formal em pacientes com distúrbio de leitura e escrita e distúrbio do processamento auditivo.

  • Corpo e Canto: Efeitos da música e da estimulação motora nas habilidades auditivas e da fala em crianças surdas e com distúrbios da comunicação

Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento auditivo formal em pacientes com distúrbio de leitura e escrita e distúrbio do processamento auditivo.

  • Acesso à assistência fonoaudiológica para pessoas com deficiência: mapeamento dos serviços de fonoaudiologia oferecidos pelo município de Jundiaí – SP

Objetivo: Mapear a oferta de serviços de fonoaudiologia especializados em prevenção, diagnóstico e/ou reabilitação/habilitação da pessoa com deficiência, oferecidos pelo município de Jundiaí – SP.

 

 

– Conheça algumas de nossas pesquisas já concluídas:

 

A Triagem Auditiva Neonatal antecipa o diagnóstico e a intervenção em crianças perda auditiva? Resultados pré e pós implantação em um serviço de saúde auditiva

Objetivo: Analisar prontuários das duas últimas décadas do setor de Audiologia Educacional e coletar dados sobre o tempo decorrido entre o diagnóstico e o início da intervenção clínica junto à criança surda (décadas de 1991-2000; 2001-2010).

 

Diagnóstico da surdez de origem genética: desenvolvimento de painel diagnóstico para rastreamento em recém-nascidos

Objetivo: Desenvolver um chip de DNA contendo as mutações mais frequentemente observadas em casos de surdez com etiologia genética, para rastreamento em recém-nascidos.

 

Ocorrência de atraso no desenvolvimento das funções auditivas e perdas auditivas no monitoramento de crianças com risco para deficiência auditiva

Objetivo: Determinar a ocorrência de atraso no desenvolvimento das funções auditivas e de perdas auditivas no monitoramento de crianças com indicadores de risco para deficiência auditiva, após perda auditiva descartada na triagem auditiva neonatal ou no processo diagnóstico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *