Editora Lobo – Vamos falar da ComuniHQando

Vamos falar da ComuniHQando

 O projeto em questão nos trás uma bela iniciativa, expor comunicação em forma de Histórias em Quadrinhos (ou Tirinhas se preferir), o diferencial desta é que os artistas da vez são deficientes auditivos pacientes da Ateal Jundiaí.

Comemorando seus 34 anos, a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) que em parceria junto á Lei de Incentivo á Cultura (Lei Rouanet, ela não é tão “evil” assim) com a curadoria de Giovanna Cardin, montam uma exposição que visa resgatar a forma mais antiga de linguagem para tecer um espaço de comunicação entre ouvintes e deficientes auditivos.

Demonstrando ao publico as questões lidadas por deficientes auditivos em seus dia-a-dia, dificuldades de comunicação, preconceito e sensibilidade á diversas coisas, retratadas pelos mesmos com bom humor, assim recorrendo as Histórias em Quadrinhos, foram montadas oficinas de duas turmas coordenadas pelos ilustradores Ede Galileu (https://www.behance.net/edegalileu) e Paulo Borges (http://www.pauloborges.com/), ministradas em seis meses, ensinando os pacientes da instituição um pouco sobre conceitos de desenho, de histórias em quadrinhos e humor na mesma.

Mesmo com o curto prazo, a dificuldade de trazer o conceito de humor (que para os deficientes auditivos é muito escasso, não tendo algo direcionado á eles, como por exemplo um programa humorístico para nós) e sequência de ação, conseguiram trazer ótimos resultados, a onde os mesmos desenvolveram suas habilidades.

A idealizadora, a ATEAL é uma associação civil, assistencial e de pesquisa, sem fins econômicos . Desenvolvendo programas de habilitação e reabilitação, em diversas áreas, projetos sociais e de pesquisa financiados por empresas via incentivo fiscal, ainda oferecendo cursos em libras, serviços de interpretação e assessoria nas áreas de atuação e gestão do terceiro setor.

Além de realizar exames em maternidades para prever a deficiência auditiva em bebês, o mais conhecido Teste da Orelhinha, possuindo um Centro Audiológico para realização de exames de audição, para a indicação e adaptação de aparelho auditivo, e participa de programas de saúde ocupacional em empresas para o diagnóstico e conservação da audição. Ela é credenciada peloMinistério da Saúde, atendendo Jundiaí e mais dezoito municípios da região, conheça mais sobre a ATEAL aqui: http://ateal.org.br/.

Mesmo na confusão que o país vem vivendo, ainda temos espaço para este projeto que merece palmas, mostrando que heróis não existem apenas nas páginas de HQ’s.

Confira abaixo mais algumas fotos:

A exposição do projeto ComuniHQando no Maxi Shopping na cidade de Jundiaí, se inicia no dia 12 de Maio e irá até o dia 31 de Maio, se mora na região, vá conferir. Se não puder ir nestas data, sem problemas, poderá vê-la na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (em Jundiaí também), lá será exposto a partir do dia 02 de Junho e se encerrando no dia 17 de Junho de 2016.