Diário Cajamarense – Idosos recebem aparelhos auditivos em Cajamar

Publicado no Diário Cajamarense, em 04 de dezembro de 2017.

Pacientes idosos foram contemplados após processo de seleção.

cajamar

 

O dia 20 de outubro foi especial para 15 munícipes de Cajamar com problemas de audição. Uma parceria entre a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) e o Rotary Club de Jundiaí proporcionou a doação de aparelhos auditivos para pacientes, na sua maioria idosos, que aguardavam em lista de espera desde 2008.

No processo de seleção foram feitas avaliações audiológicas, teste dos aparelhos e consulta. O projeto prevê ainda acompanhamento após o recebimento do aparelho e se necessário consultas posteriores agendadas pelo município junto à ATEAL ou outro Centro de Referência do SUS.

A Prefeitura e a Diretoria de Saúde agradeceram a parceria mantida por meio do convênio entre as duas Instituições, Prefeitura e ATEAL, que possibilitou a realização de 1061 atendimentos terapêuticos de setembro de 2016 até outubro deste ano: 88 em fonoaudiologia, 193 em outros procedimentos relativos à audição (incluindo a entrega de aparelhos otoacústicos) e o restante em atividades diversas.

Entre os serviços prestados pela ATEAL à população de Cajamar, com deficiência auditiva estão: exames, como por exemplo, audiometria e BERA (indicado para identificar anormalidades neurológicas do nervo auditivo até o tronco encefálico), fornecimento e manutenção de aparelhos, assistência diagnóstica e reabilitatória, linguagem oral e escrita aos menores e adultos, orientação familiar, e estimulação precoce de 0 a 4 anos para o desenvolvimento da linguagem, com fonoaudiólogo e psicólogo. No momento não existe fila para exames.

 

Via Diário Cajamarense